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O que é o veganismo? O que é ser vegano


De acordo com a The Vegan Society, a primeira organização vegana do mundo, veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade; e , por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente. Na dieta, significa a prática de dispensar todos os produtos derivados de animais.


Assim, podemos concluir, que o primeiro e fundamental objetivo do veganismo é abolir a exploração animal e todas as consequências advindas dessa exploração: tortura, privação de liberdade, dor, caça, vivissecção, uso de peles, uso como alimento, no entretenimento etc. A lista é tão enorme, que, temos segurança, não caberia aqui!


Podemos afirmar com plena certeza que o veganismo não é uma dieta, mas, sim, uma ideologia. Ou seja, um conjunto de atitudes focado nos Direitos dos Animais que acabam por refletir na dieta. Para os veganos, os animais não são passíveis de serem usados como propriedade do ser humano. Pelo contrário, no veganismo a ética é dar aos animais o direito de não serem propriedades e coisas.


Em 2014, o Ministério da Saúde reconheceu, no Guia Alimentar Para a População Brasileira, que alimentos de origem animal podem ser prejudiciais à saúde e certamente são prejudiciais ao Meio Ambiente.  


Quanto aos nutrientes, veganos podem ficar tranquilos. Absolutamente todas as vitaminas, mineirais, gorduras, carboidratos e proteínas encontrados em insumos animais são substituídos pelos alimentos de origem vegetal. A única atenção se volta para a vitamina B12 e para o ômega 3. Muitas pessoas, precisam suplementar a vitamina B12 em sua dieta (consultando sempre um médico). O uso de um suplemento vitamínico  não é afirmar que o veganismo não seja natural à nossa espécie. A necessidade da suplementação ocorre pelo fato de os nossos hábitos modernos nos terem afastado do nosso ambiente natural. No caso específico da vitamina B12, esse afastamento fez com que deixássemos de consumir bactérias da maneira como fazíamos quando a nossa alimentação era mais natural e menos higienizada. Sendo a vitamina B12 produzida por bactérias, essa mudança levou a uma redução no seu consumo, mas que pode ser resolvido com o uso de uma solução moderna, que é a suplementação. Quanto ao ômega 3, o mesmo é comumente obtido, pela maioria das pessoas, através do consumo de peixes de águas frias. Uma excelente fonte de ômega 3 para veganos é o óleo de linhaça. Uma colher de chá ao dia de óleo de linhaça fornece a quantidade necessária desse nutriente. Gestantes e mulheres amamentando devem consultar o nutricionista para adequar a dose! A vitamina B12 e o ômega 3 têm papel fundamental na saúde do sistema cardiovascular. Ambos atuam, igualmente, na formação e manutenção do sistema nervoso.


Lembre-se: para nós, simplesmente uma escolha. Para os animais, a diferença entre a vida e a morte; entre a dor e a alegria; entre a prisão e a liberdade! Seja vegano!


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